Se você está procurando imóvel em Linhares, Espírito Santo, aí vai um checklist básico e objetivo para acelerar e facilitar a aprovação do seu crédito imobiliário junto à Caixa.
A Caixa Econômica Federal é o maior financiador do sonho da casa própria no Brasil, sendo a alternativa mais adequada e mais recomendada para isso. Como em todo financiamento bancário, é preciso fazer alguns preparativos básicos antes de partir para a realização, então nós fizemos uma lista objetiva com 4 dicas simples que você precisa saber antes de ir em frente.
1. Evite restrições no seu CPF
Não é segredo para ninguém que todo banco verifica o seu histórico como consumidor antes de liberar o crédito, e a Caixa segue essa regra. As chances do seu financiamento ser aprovado de primeira e rapidamente são muito maiores se o seu nome estiver limpo e não tiver nenhum tipo de restrição. Caso tenha, é recomendado resolver essas pendências antes de iniciar o processo do financiamento.
Mas, para resolver, é preciso descobrir quais são elas (caso você não saiba). Você pode facilmente consultar se há algum desses impedimentos no seu CPF junto ao nosso Correspondente Caixa Aqui, é rápido e grátis.
2. Junte uma quantia de dinheiro razoável para dar de entrada no financiamento
Há um limite de quanto pode ser financiado com a Caixa para realizar seu sonho. Até 80% do valor do imóvel o banco financia sem maiores problemas, os outros 20% do valor do imóvel são compostos pelo subsídio + entrada. Quanto mais você conseguir juntar de entrada, melhor.
Algumas pessoas conseguem juntar o valor sem usar nenhum recurso adicional mas, se esse não for o seu caso, há uma “carta na manga” disponível: usar o seu FGTS como parte da entrada. Na maioria dos casos isso ajuda muito.
Você pode consultar seu saldo do FGTS pelo aplicativo do Caixa Tem ou direto pelo app do FGTS disponíveis na Play Store ou AppStore.
3. Ter um relacionamento com a Caixa antes de solicitar seu financiamento
Ser cliente do banco algum período antes de solicitar o crédito ajuda muito, porque as condições que ele oferece para quem já é cliente sempre são muito melhores do que para quem não é. Além disso, é claro que a Caixa também dá preferência para aprovar o financiamento dos seus próprios correntistas antes do público em geral.
4. Faça simulações de crédito antes de solicitar um financiamento
Esse passo é fundamental, porque é uma etapa onde não há nenhum compromisso de prosseguir no financiamento – ou seja, é totalmente sem compromisso. A simulação de crédito serve justamente para você descobrir o valor das parcelas, quanto poderá financiar, o tempo estimado do seu financiamento, o valor da entrada, etc. Ela é recomendada para todo financiamento, principalmente para o imobiliário.
Assim como o item anterior, você consegue resolver isso diretamente conosco, basta.
5. Renda bruta total familiar
A renda bruta total familiar é a soma dos salários das pessoas que vão morar com você no imóvel e podem comprovar renda. A legislação brasileira permite que até 30% dessa soma de rendas seja comprometida em uma parcela de financiamento, então esse é o limite que a Caixa segue. Normalmente, fazer essa composição de renda com mais de um familiar (incluindo seu cônjuge ou filho, por exemplo) ajuda a liberar mais crédito e reduzir os juros, permitindo que você financie um imóvel melhor.
Portanto, verifique com antecedência quanto da sua renda bruta total familiar já está comprometido em outros compromissos (como empréstimos, pagamento de parcelas, etc). Se ultrapassar o limite de 70%, você precisa quitar esses compromissos antes de solicitar o seu financiamento.
Fonte: Caixa Econômica Federal